Idade Média: O Poder Da Igreja Curso Enem Play

· 4 min read
Idade Média: O Poder Da Igreja Curso Enem Play

Por sua vez, várias dioceses compunham a arquidiocese, dirigida por um arcebispo. Poucas pessoas da época eram alfabetizadas ou tinham acesso aos livros, enquanto nos mosteiros existiam grandes bibliotecas. Como os indivíduos consideravam o Papa e seus subordinados como representantes de Deus, não  ousavam contestá-los. Outro fato interessante é que a Igreja Católica também era detentora de todo o conhecimento. Usando disso, ela conseguiu muito poder, pois pregava às pessoas que era preciso doar os bens para ter a salvação na vida eterna.


  • O artigo procura lidar com essas questões, discutindo, ao mesmo tempo, as diferentes interpretações e formas de comportamento relacionadas ao êxtase e ao transe nas duas manifestações religiosas.
  • Vemos a capacidade de nosso povo de se relacionar com pessoas de outras crenças, embora esse respeito possa levar, por vezes, a um sincretismo que é negativo para os dois lados.
  • Pois cuidar de alguém, vulnerável e adoecido é uma tarefa complexa que exige muito de quem está no papel de cuidador.
  • O catolicismo popular é uma devoção aos santos, às romarias, as novenas, as procissões, as bênçãos, a festa de padroeiro, as promessas.
  • 3 Partilhando a conceção de que a questão religiosa foi central na «vida e morte» da I República, Salgado Matos demonstra como a organização política esteve refém da «dialética dos extremos», quer no interior do Estado Republicano quer no da Igreja Católica.



Alheio a isso, as associações leigas, como, a Liga das Senhoras Católicas – L.S.C, as Congregações Marianas – C.M, entre outras, já vinham se constituindo com um apoio às atividades paroquiais. Caso elas não fossem agregadas à Ação Católica, poderia “causar prejuízo” e descontentamento entre os membros do clero114. Ademais, algumas associações, como o Centro D. Vital, faziam um trabalho de vulto junto à intelectualidade, posto que, demandaria implantar iniciativas para a integração dessas associações a um órgão único. Por tudo isto, a propriedade privada era a base da sociedade ocidental cristã e a Igreja Católica assumiu o papel de sua defensora incondicional, cuja existência estaria associada à dignidade da  pessoa humana e à família, predominando sempre como uma questão doutrinária fundamental. Assim, têm-se que a Igreja defendia o direito de propriedade porque viu nele “um valor moral”96. Seria esse posicionamento que colocaria a Doutrina Social Católica numa posição independente tanto das orientações liberais ou capitalistas, como das socialistas.

Por Uma Perspectiva Concêntrica Do Catolicismo Brasileiro


Em tempo, a Igreja tinha conhecimento da instabilidade política em dado momento, em razão das frágeis conquistas políticas, ao tempo que crescia o descontentamento de setores militares gerando insatisfações e insegurança com relação ao ambiente político e religioso no Brasil.  descubra como  o atingir desses objetivos nos idos de 1920, a Ação Católica era definida como o “[...] apostolado dos fiéis, que prestam a sua cooperação à Igreja e em certo modo a auxiliam no desempenho do seu múnus pastoral”59. E, portanto, devendo a organização do laicato adaptar-se à nova realidade inserida pela Igreja, como meio de transformação e conquista dessas pessoas sendo fiéis ao catolicismo. Ou seja, rege o relatório acerca da Ação Católica na Bahia, informando que as poucas associações civis de operários, sem assistência eclesiástica, procuravam sua base nos princípios religiosos, pois, pelo baixo número de operários, não se acreditava que fosse necessário investir naquela Província naquele momento. Aquela que é propriamente dita, a Ação Católica, cujo objetivo é a instrução religiosa e social dos operários reunidos em sociedade, não  existe na Bahia e não se sente a necessidade.

  • Com efeito, é preciso reconhecer, preliminarmente, a dificuldade do entendimento acerca da expressão “catolicismo popular”.
  • Novos reinos foram se consolidando e a igreja passou a ser muito influente, rica proprietária de terras e poderosa.
  • Comumente a isso, demonstrará a importância da história da igreja como um processo de realização e análise da formação romana para o Brasil, a partir de uma percepção local representando-a como um processo contínuo.


O Cisma foi o resultado de um constante distanciamento entre as práticas cristãs efetuadas pelas duas vertentes do catolicismo, além de representar uma disputa pelo poder político e econômico na região mediterrânica. Entre as principais crenças pregadas pelo catolicismo estão a existência de um único Deus que faz parte da Santíssima Trindade, formada por Pai , Filho e Espírito Santo. Também acredita-se que existe vida após a morte e que postumamente a pessoa pode se encontrar no céu, no inferno ou no purgatório, sendo que isso vai depender das suas atitudes durante a vida. O Vaticano (menor país do mundo) é onde todo o poder do catolicismo hoje é centralizado. O Papa é o pontífice máximo, a maior autoridade católica na Terra, de modo que as suas ordens e as suas recomendações são seguidas pela Igreja no mundo todo. De acordo com informações do Vaticano, no mundo todo já há cerca de 1,23 bilhão de católicos , sendo que a maior parte deles se concentra no continente americano, onde estão mais de 60% das pessoas que seguem essa religião.

Catolicismo No Brasil E No Mundo


Chegou o tempo de levantar-se em massa, pela defesa da nossa moral, da Moral cristã, base e segurança da nacionalidade. Formaremos, assim, um  bloco maciço, em oposição invencível a invasão das teorias estranhas, demolidoras, anarquistas, que ameaçam destruir o país, ridicularizando seus sentimentos religiosos. O que para a Santa Sé era um momento de inspiração e cuidados, pois, havia uma crença de que a civilização cristã poderia marchar para destinos absolutamente diferentes. Neste  sentido, a humanidade poderia caminhar para o progresso material e espiritual, aproximando-se de Deus e construindo uma sociedade cristã, ou evoluindo para o caos numa sociedade sem classes e sem apegos a Deus.


  • Cabia, então, na visão desse ex-inaciano, entreter o público europeu com informações sobre um exótico novo mundo chamado América.
  • Têm ocorrido tentativas de readequação e retomada de protagonismo em questões espirituais, sociais e políticas, transformando-se ao longo de todo esse tempo.
  • Com a ascensão desse tipo de movimento, a Igreja se viu obrigada a tomar uma atitude para manter o controle e o poder.
  • Como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens”, afirma a publicação.
  • E isso não é nenhuma alegação nossa, mas conclusão claramente expressa nos melhores e mais recentes estudos.
  • Mas toda a nossa vida e fé se encaminham para o momento da partida para a casa definitiva.